Onde o mapa num marcô.

Padrão

Lá donde o mapa num marcô,
Onde ninguém pudia avistá…
Era uma secura que só, dava dó só de oiá!
A muié, sem farinha pros fio alimentá.
O homi, sozinho, pra terra começô gritá:
-Ara que disgraça, nessa terra farta tudo!
Mais que fartura havia de ter, no alvo do mundo?
-Essa terra desgramenta, nada que pranta dá!
E o céu enton se abriu e um homi,
Pro moribundo, começô a falá:
-Fala enton, fio meu, que é que tá a te fartar?
-Eu tô cansado, sinhô Jisuis, de tanto trabaiá!
-Mais num era uma terrinha que ce tinha pidido?
-Mais que terrinha desgramada, que lugar isquicido!
-Ocê começô a arar?
-Não só arei, co suor da minha cara eu tamém reguei!
-Ô fio meu, mais que te farta nessa terra?
-Farta tudo, paizinho! Farta amor, farta carinho,
Farta mio pas crianças, tumate pra muié,
Farta batata-doce pa fazê doce, farta inhame!
Farta abraço, farta tratamento iguar, farta a chuva…
Farta o mar! Farta amor, eu quiria amar! Ai Jisuis!
Como eu quiria arguém quimiame!
-Mais e a muié e as criança? Num consegue mais amá?
-Eu inté amo, mais eu quero amor di abraço,
amor di laço, amor di fartura, não amor qui farta,
ocê sabe que eu quero amor di fundo di zóio,
amor dieu e mais arguém qui vem di Deus!
-Ô meu fio, nisso eu num posso ajudá! Se ocê
Pidisse arado, pidisse água, pidisse o mar…
Eu inté dava…mais amor, fio? É mior a terra ará!
O céu enton se fechô, o homi se cansô…
A terra inté que miorô, a chuva chegô…
E ele tá lá, sentado no toco, veno as criação
Escreveno poema, chorano co coração…
Coração qui nem sabe onde fica,
Fica donde o mapa num marcô,
Onde ninguém pudia avistá!
Ah hómi, qui dó que dá!

-Escrevi assim por liberdade poética e vivência com gente que, de fato, fala assim. A mensagem, a meu ver, ficou mais delicada. Mesmo sendo triste, mesmo sendo fruto deste fdp em apuros.

Deixe um comentário

